terça-feira, 8 de junho de 2010

PARA UM INVERNO CHIC

Esse é o inverno do xadrez. Do elegante pied-de-poule ao colorido escocês.

Xadrez pode ser combinado com tecidos lisos, com jeans, com os militares, com estampados que repitam a cor ou xadrezes diferentes e misturados. pied-de-poule e pied-de-coq

Trama clássica que explora o efeito ótico no tecido caracterizado por pequenos quadrados com um dos vértices cortados, dando a impressão do pé-de-galinha, tradução do nome em francês. Foi criado na Inglaterra durante a Revolução Industrial. Originalmente masculino, transformou-se em tailleur usado por Lauren Bacall em filmes noir da década de 1940, influenciando todas as mulheres. Quando a estampa é maior, chama-se pied-de-coq, pé de galo na tradução literal.

Liberado para qualquer formato de corpo, inclusive para o dos homens, mas cuidado com estampas muito graúdas.

TARTAN
É o xadrez que identifica os desenhos estilo escocês. Era tecido na Escócia desde a Idade Média, colorido com o pigmento natural de amoras, morangos e framboesas. Por volta de 1730, os highlanders começaram a vestir o tecido em kilts, mas foi no final do século 19 que os escoceses passaram a usar os xadrezes para distinguir as famílias. O desenho era como insígnias. Cada clã criava diversos tartans (o termo para o desenho e cor), para diferentes ocasiões. Esse tipo de xadrez colorido voltou à moda no visual dos punks e, mais tarde, no movimento grunge. Como o rock é uma das grandes influências dessa temporada, a estampa está com tudo.



VICHY
Nome de um balneário na França, famoso por ser o centro de produção de tecidos axadrezados (em quadrados grandes e pequenos) com duas cores contrastando. É o típico xadrez de toalhas de mesa das cantinas italianas. Entrou na moda no corpo de Brigitte Bardot, quando ela posou com biquíni nesta estampa e também por causa do vestido com que se casou, em 1959, com Jacques Charrier. Usado como marca registrada de uma rede popular de lojas francesas, a Tati, o xadrez acabou nos desenhos do estilista Azzedine Aläia nos anos 1980, influenciando a moda até hoje.


MADRAS
Padrão xadrez originário da cidade de Madras, na Índia, usado pelos pescadores. Caracteriza-se pelo desenho irregular, misturando listras horizontais e verticais de várias espessuras e cores vibrantes como pink, açafrão, azulão, roxo e laranja. Foi muito utilizado, no século 19, em lenços e xales. Nos anos 1970, estampou saias longas e batas com fio metálico na composição. É é um xadrez que se presta para qualquer formato de roupa, especialmente camisas masculinas e femininas.


ARGYLE
Argile é um desenho com padrão de losangos multicoloridos, inspirados no tartan do clã escocês Argyle. É um padrão clássico para suéteres e meias masculinas. Inicialmente tricotado à mão na Grã-Bretanha, chegou à moda através de meias masculinas e se estendeu a outras peças do guarda-roupa, especialmente na malharia. Foi febre nos anos 1930. A moda recuperou o desenho e hoje pode estampar um tricô formal e também aceitar interferências bem radicais.


PIED-DE-POULE
é um xadrez bem pequenininho, em que um quadrinho é ligado ao outro por um "fio" - daí, de longe, a estampa parece com o rastro que os pezinhos das galinhas deixam no chão. Daí o nome!


PRÍNCIPE-DE-GALES
xadrez de alfaiataria, em que listras super finas se aproximam e se distanciam para elas mesmas formarem quadros maiores. Muito chique!


BURBERRY:
xadrez característico da marca inglesa Burberry, mega mega tradicional. Ficou famoso durante a primeira guerra, quando foi usado como forro dos trench-coats dos militares. É sempre branco e caramelo, com listras pretas e vermelhas.

FONTE E FOTOS: REPRODUÇÂO INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário