domingo, 4 de julho de 2010

VIVA O COURO!!!


Friozinho batendo lá fora, é hora de resgatar as peças em couro poderosas do fundo do armário. Conservar as peças exige cuidados e, como nem todo mundo sabe como proceder, o resultado são manchas, mofo e, nos casos mais graves, a aposentadoria compulsória da roupa.

A pele animal fresca contém cerca de 75% de umidade, sendo altamente perecível e suscetível a ataques de bactérias que a destroem. O processo de torná-la uma matéria-prima para confecção de vestuário, calçados e outros fins consiste em 'curtir' a pele. A limpeza com água vai fazer o caminho inverso do tratamento do curtume, umedecendo a pele e liberando o processo de deterioração por meio da proliferação dos fungos e bactérias.

Em caso de aparecimento de manchas, o ideal é levar a roupa para a lavanderia o mais rapidamente possível e jamais tentar removê-las por conta própria. “Quando já estão mofadas não tem recurso, tem de levar pra lavanderia.

Depois de recuperada a peça, a primeira providência é não deixar dentro de nenhum plástico. “É um veneno! O plástico não deixa o couro respirar e incentiva a formação de microorganismos. Esse conselho serve para as roupas também”, explica. A sugestão de Maria Alzira são as capas de TNT, um tecido furadinho tipo Perfex. Guardar as roupas de couro em cabide especial, anatômico, é outra dica. “Se for fininho vai marcar”, diz.

Pelo menos duas a três vezes por ano, a peça deve ser tirada do closet e colocada para ventilar, sem sol, sem vento. “Com esses cuidados, há grandes chances de chegar à próxima estação sem nenhum dano.”




















FONTE E FOTOS REPRODUÇÃO INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário