terça-feira, 13 de julho de 2010

ESTILOS DO INVERNO 2010

Architectural
Roupas e acessórios que lembram obras de arquitetura ou tridimensionais.

Brit style
De “british style”, estilo inglês (ou britânico). Define as roupas com forte inspiração nos anos 1960 e a utilização dos xadrez tartan (escocês) e argile
Não é só a língua portuguesa que está mudando a ortografia. A linguagem da moda está sempre se modificando. Como na informática e na publicidade, a maioria dos termos são estrangeirismos que acabam se “aportuguesando”, como tailleur, legging, baggy, blue jeans ou t-shirt, entre muitos outros. O vocabulário que começa a vigorar neste inverno tenta esclarecer tendências ou inspirações.

Architectural
Roupas e acessórios que lembram obras de arquitetura ou tridimensionais.

Brit style
De “british style”, estilo inglês (ou britânico). Define as roupas com forte inspiração nos anos 1960 e a utilização dos xadrez tartan (escocês) e argile.

Boho Chic
Palavra que mistura “bohemian” e Soho, bairro moderno de Nova York. Um estilo descontraído e chique, lembrando os anos 1970, hippies, grunges com doses de sofisticação noturna.

Big Silhouette
Silhueta volumosa que cria novas proporções. Nos anos 1970, quando esteve na moda pela primeira vez, chamava- se de Big Look.

Boyfriend Pants
A calça do namorado. Uma modelagem com formas masculinas é uma das novidades em matéria de jeans.

Carrot
A forma da cenoura em calças e saias com volume nos quadris afunilando para baixo. Lembrança dos anos 1980.

Clutch
Formato de bolsas pequenas e sem alças chamadas no Brasil de carteiras.

Cocoon
Silhueta em forma de casulo, também chamada de “Egg Shape” ou “Oval Line”. Popular nos anos 1950 e 1960, voltam com sua curvatura flexível para realçar o aspecto feminino. É a silhueta representativa deste inverno.

Costume Jewelry
Acessórios decorativos feitos para arte cênica. Diferente da “fine jewelry” que é feita de pedras e materiais preciosos, a “costume jewelry” exagera nos tamanhos e brilhos e se tornou a salvação em matéria de bijuterias para as roupas austeras deste inverno.

Flower Children
Expressão que designava os hippies que protestavam contra a Guerra do Vietnã usando as flores como símbolos de paz e amor. Cabelos longos, jeans esfarrapados ou muito decorados, gosto pelo étnico e pelo rock e um festival de estampas florais miúdas expressam o estilo.

Goth
Estilo que introduz elementos decorativos e escuros como num romance gótico. Romantismo intenso expressado por rendas e veludo negro.

Geometric
Significa geométrico e define desenhos construídos através de padrões de combinações de cores visualmente fortes ou usando linhas retilíneas. Padrões retrô, bolinhas e xadrez compõem uma parte deste estilo.

Killer Chic
É a silhueta inspirada nos anos 1990, lançada pela influente Balenciaga. Uma imagem forte, de sensualidade perfeita, com ombros desenhados por ombreiras e saltos finos e gigantescos.

Layered Style
Significa formar camadas e sobreposições de roupas. Quando surgiu na moda, nos anos 1960, chamava-se “superposicion” ou moda cebola. O estilo “layered” bebe na fonte do grunge e na “street fashion” (moda das ruas)

Sapatos Mary Jane
Nome genérico para sapatos com uma presilha sobre o peito do pé, chamados no Brasil de “boneca”. O nome surgiu do nome de uma personagem das histórias em quadrinhos Bastar Brown, de 1902, desenhada por Richard Outcault, que usava calçados deste gênero.

Tent Silhouette
A silhueta em roda triangular do ombro à barra em vestidos e blusas que lembra o aspecto de uma tenda. A evolução do “Trapeze Line” que Yves Saint Laurent popularizou na década de 1950.

Tromp-l’oeil
Técnica artística que utiliza a ilusão de ótica, muito usada no Surrealismo. A famosa grife italiana Prada usou estampas que não se distinguiam das peles e rendas verdadeiras.

FONTE REPRODUÇÃO INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário