domingo, 8 de janeiro de 2012

ARTE DE RECEBER

a regra mais importante é fazer seus convidados se sentirem à vontade em sua casa. Mas para garantir o sucesso da recepção em uma ocasião mais elegante e elaborada, saber como arrumar a mesa, pode fazer toda a diferença.

Dicas - A mesa

A forração da mesa deve ser feita da seguinte maneira. Primeiro se coloca um forro de feltro ou flanela para proteger o tampo de madeira e, em seguida, a toalha. Os pratos e talheres devem ficar a uma distância para que os convidados não se toquem.Uma mesa pode ser ornamentada com flores, frutas ou velas. Todo arranjo deve ser baixo para não atrapalhar a conversa entre as pessoas.

Dicas - Pratos

Os pratos para jantar formal devem ficar empilhados em ordem de uso, prato principal, prato para entrada sobre ele. Na base vai o sousplat, que serve somente de enfeite e deve ser colocado sobre a toalha ou jogo americano, antes dos pratos de porcelana e retirado quando a refeição terminar para dar lugar ao prato de sobremesa. Pode ser colocado um pratinho para o pão e sobre ele, uma faca de sobremesa. Esse pratinho deve ficar à esquerda do prato de refeição.

Dicas - Talheres

A ordem dos talheres para jantar formal segue a ordem do cardápio, de fora para dentro. As colheres ficam sempre à direita, assim como as facas que devem ficar com o corte voltado para o prato. O garfos vão sempre à esquerda. Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato. O cabo da colher fica virado para a direita, e o garfo fica logo abaixo, virado para a esquerda.

Dicas - Copos

O correto é colocar apenas quatro copos na mesa: para água, vinho tinto, vinho branco e champanhe. Os copos para jantar formal devem ser dispostos do maior para o menor, da esquerda para a direita. Se for servir apenas um tipo de vinho, coloque somente uma taça. Pode-se usar copos de um mesmo jogo de cristal ou copos de vários jogos misturados, mas desde que eles combinem entre si, com a toalha e as louças.

Dicas - Guardanapos

Os guardanapos de pano podem dar um pouco mais de trabalho porque depois precisam ser lavados, mas eles deixam a mesa muito mais elegante. Há diferentes maneiras de dobrar os guardanapos para jantar formal, mas o importante é que estejam bem apresentáveis à esquerda do garfo ou dobrados no centro do prato.

Dicas - Como combinar bebida e comida

Para realizar essa combinaçao com sucesso, basta observar algumas sugestoes: peixe e carnes brancas devem ser servidas com vinho branco; carne vermelha, com vinho tinto; a sobremesa pode vir acompanhada de champagne; licores e conhaques podem ser servidos após a sobremesa; enquanto que o whisky acompanha os aperitivos.

Dicas - Como servir o cafezinho

O cafezinho deve ser servido após a refeiçao principal, em uma bandeja composta por xícaras, açucareiro e adoçante, com ou sem bule, visto que pode ser servido apenas o café diretamente nas xícaras. Atençao: nao se deve colocar açúcar ou adoçante no cafezinho ao ser servido.


 FONTE E FOTOS REPRODUÇÃO INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário