sábado, 5 de fevereiro de 2011

SOBRE CREMES

Não tem nada mais atrativas do que um potinho com as palavras “creme rejuvenescedor” no rótulo. Mais cedo ou mais tarde, em geral após os 25 anos, começam a aparecer na pele algumas manchas escurecidas, elas podem aparecer depois de uma cicatriz de espinha, de uma picada de inseto ou mesmo “do nada”.
Muitos dos cremes rejuvenescedores vendidos nas farmácias (sem receita), são cosmecêuticos. Têm excelentes ingredientes ativos, em concentrações menores que nos cremes medicamentosos vendidos sob prescrição.

MEDICAMENTOS (ácido retinoico/isotretinoína/tretinoína)
são mais eficientes, mas são obtidos somente com receitas médica prescrita por um profissional especialista. Indicado no tratamento do fotoenvelhecimento cutâneo, proporcionando a melhora de alguns sinais associados a esta condição. É indicado também no tratamento de acne vulgar leve e moderada, sendo efetivo no tratamento de lesões inflamatórias e nãoinflamatórias. O ácido retinóico ou tretinoína, é usado topicamente no tratamento da acne e da pele fotodanificada. Ambos são reconhecidamente sensíveis à luz.

COSMECÊUTICOS ( retinol e retinaldeído)
derivados da vitamina A, são mais suaves que seus “primos”, o ácido retinóico e a isotretinoína tópica. Méritos não lhes faltam: estimulam a formação de colágeno novo, suavizam rugas finas, clareiam manchas de sol, e melhoram a firmeza da pele. Costumam ser usados em cremes noturnos, mas existem formulações para serem usadas também durante o dia.

HIDROQUINONA
é o ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas para tratar manchas na pele. Quimicamente é um composto orgânico aromático, semelhante ao benzeno e que fora da medicina tem como maior uso a revelação de filmes fotográficos.

Ao escolher um creme, preste atenção na forma de apresentação do produto. Se você tiver pele oleosa, procure produtos em gel ou loção oil-free. Neles, normalmente lemos: “não comedogênico”, significando que não causam cravos. Se sua pele for ressecada, prefira uma loção ou creme hidratante.

* A função do hidratante é manter estável a quantidade de água da pele e não promover ações antienvelhecimento.
* O uso de filtro solar, associado ou não ao hidratante, protege a pele dos raios ultravioleta. É preventivo contra envelhecimento e tumores de pele.
O sol tem efeito antiinflamatório e melhora a acne ligeiramente. Porém, quando o sol é exagerado a acne piora, pois a pele queimada fica mais grossa e facilita o entupimento dos óstios. O uso de filtro solar é também recomendado em dias nublados. A luz atravessa a camada das nuvens atingindo e agredindo a pele. É uma típica situação traiçoeira, pois as pessoas não sentem o sol, não ficam preocupadas e podem permanecer muito tempo sem proteção.
* A pele "respira" através dos vasos sanguíneos. O que podem atrapalhar essa irrigação são os cremes pesados que provocam obstrução dos óstios.
* Os ácidos Quando bem indicados e usados adequadamente, eles clareiam as manchas e melhoram os sinais de envelhecimento da pele.
* Muitos trabalhos científicos comprovaram que não existe relação direta entre o alimento ingerido e a produção do sebo pela glândula sebácea. Esta não funciona numa relação direta com a alimentação, ou seja, a gordura do chocolate, por exemplo, não vai diretamente para a pele.
* O herpes é uma doença contagiosa - por contato pessoal - que pode ficar encubado no indivíduo. O surto sempre ocorre associado a qualquer fator de queda de resistência, como uma febre causada por infecção.
* Não é só na praia que se pega pitiríase versicolor(manchas brancas na pele), que causa manchas brancas na pele. Esta micose é transmitida especialmente em lugares quentes e úmidos, porém algumas pessoas tem mais predisposição que outras.
* A falta de higiene pode piorar o cheiro dos pés (chulé), mas não é a explicação única para o problema. O uso continuado de tênis, calçados de borracha, meias sintéticas e muito escuras também favorecem o chulé. As micoses de pé e unha, assim como as descamações na pele, aumentam igualmente o mau cheiro nos pés. Lembre-se, no entanto, que na adolescência o cheiro pode ser mais forte por influência hormonal.

FONTE E FOTOS REPRODUÇÃO INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário