domingo, 16 de maio de 2010

TENDENCIAS - TECIDOS, ESTAMPAS E BORDADOS - INVERNO 2010

SEDA

As variações suaves e emocionais de cores desta estação são perfeitamente exibidas no elegante brilho da sede. No lugar de brilhos fortes, as superfícies mais simples (e mais insossas) são mais importantes. Os tecidos variam de satin flutuante e jerseys de seda indo até veludos de seda e tecelagens estilo sanduíche (sandwich weaves) com multicamadas. Nas interpretações esportivas e de lã, a seda tem chances nos segmentos casuais.

Itens Chave:
Cloqués;Twill de seda;Pannesamt-Dévorés;Tecidos feitos a partir da seda ou algodão, com a superfície parecida com o veludo, que servem como segunda pele.
Changeants;Fortuny e plissês múltiplos;;telasse">Matelassê;Tecelagens estilo sanduíche;Efeitos chiné;Tweed de seda;Metais oxidados; Brilho de cristal.

ESTAMPAS

Após a grande euforia com estampas, no verão, elas continuam sendo um item chave. Estampas florais, de algodão e discretas, são reminiscências dos vestidos das pioneiras americanas. Estruturas minerais e vegetais criam padrões informais que trabalham com aspectos usados assim como aspecto “Flou”. O folclore ocidental dá suporte a inspirações otimistas e multicoloridas, ao estilo da cultura mundial. Aqui, influências folclóricas e artísticas fluem criativas e provocativamente juntas.

Itens Chave:
Grãos minerais; Efeitos de mármore; Lã, penas + estampas animais; Efeitos de envelhecido; Tingimento e efeitos de riscado amenizam os contrastes;
Estampas estilo caxemira; Caligrafia;

BORDADOS E LAÇOS

A feminilidade e a sofisticação dão destaque aos bordados e laços filigree. Mesmo complexos e preciosos, estas decorações permanecem calmas e sutis. Padrões estruturais livres são inspirados pela linguagem formal de florestas encantadas. Linhas grossas e de lã comunicam autenticidade, metais oxidados comunicam a elegância feminina da virada do século.

Itens Chave:
Broderie Anglaise (“Bordado inglês”); Bordado Richelieu; Laço chantili;
Estruturas vegetais; Pele + estruturas de penas; Reunião + struturas frágeis de multicamadas; Tapisserie Jacquards; Bordados no estilo sequin (círculos brilhosos no formato de disco); Efeitos de cristais; Acabamento de verniz; Estampas artísticas.


TRICÔ

Leves, tecidos tricotados finos continuam determinantes. Eles possibilitam silhuetas maiores e camadas modernas. Autêntico, irregular e ao estilo melange aos fios de tweedy (tipo de tecido), são inspirados pela natureza. Volumes de fios extremos pelas sentenças da moda. Volumes compactos em estilos dobrados e moídos criam silhuetas claras.

Itens chave:
Segunda pele; Misturas animais e vegetais; Fios peludos; Efeitos grossos e finos;
Face dupla; Volumes de fios; Tricôs abertos; Fios melange + mouliné;
Acabamentos aos estilos moídos elegantes; Brilho de cristal e seda;
Metais oxidados; Efeitos multicoloridos.

ALGODÃO

O algodão se mantém fino, e numa alta densidade é sofisticado. O satin e estruturas de twill permitem técnicas modernas com PES ou PA. Superfícies com acabamento de veludo permitem volume invernal. Algodão autêntico favorece looks courer (com efeitos rudimentares, ásperos, e não macios), com efeitos mafilé e corantes de patina criam uma atitude casual. Algodão tingido (por corantes) amplia inspirações desde a lã até aos mais diversos tipos de xadrez.

Itens Chave:
Efeitos melange; Efeitos Mouliné e Jaspé; Twills militares compactos;
Veludos pesados; Lona malfilé; Algodão orgânico; Listras retrós;
Xadrezes finos; Xadrezes estilo country; Asfalto + revestimentos coloridos
Jeans colorido; Paisagem escura + listras bastão



A lã entra em combinações luxuosas com pelos de alta qualidade. Volumes peludos, bouclés e acabamentos ultra suaves mostram valorização. Crepes e lãs sintéticas convencem com a sua modernidade. Tecidos compactos uniformes ou dobrados contornam a silhueta. Lãs autênticas se expandem desde flanelas a tweeds distintos ou ao estilo Shetlands. Xadrez ao estilo Tastan e Canadienne são considerados chaves visuais. A lã forma combinações autênticas com o linho e o algodão.

Itens chave
Bouclés; Lã Mohair, alpaca e angora; Casacos peludos; Giro Inglese invernal
Face dupla; Xadrez Tartan; Xadrez Canadienne; Tecidos militares; Ótica de ternos retrós; Tweed multicolorido; Micro-estampas limpas; Listras alfinete.

TECIDOS FUNCIONAIS

Memórias de formas cheias e técnicas extremamente densas fornecem linhas claras. Nylons ultraleves deixam o metelassé funcional. Looks melange e acabamentos apagados retiram a impossibilidade de alcance das técnicas. Casacos e changeants refletem as sombras do titânio oxidado, do bronze e do cobre. Duplas técnicas combinam com as camadas naturais.

Itens chave:
Técnicas ultraleves; Changeants de bronze + cobre; PA de rochas/terra.
Memória de sombra; Twill uniforme de nylon; Neoprene; Acabamento de veludo;
Acabamento no estilo asfalto; Casacos de borracha; Vínculos entre o natural e o sintético; Misturas de CO/Nylon; PES recicláveis; Casacos de coro + estilo empoeirado.
FONTE E FOTOS: REPRODUÇÂO INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário