sábado, 4 de setembro de 2010

DICIONARIO DA MODA

Na hora da dúvida, o dicionário da moda pode ser muito útil...

Active wear - estilo de roupa cômoda, usada nas mais variadas atividades, inclusive as esportivas.

Algodão - Fibra natural de origem vegetal. O algodão é de fácil tratamento e agradável à pele. Tecidos com algodão são macios, aconchegantes, finos, absorventes e não criam eletricidade estática. As diferentes qualidades de algodão resultam do comprimento e finura da fibra. Quanto mais comprido e fino mais valioso se torna o algodão.

Amni - Marca de fios têxteis especiais e microfibras em poliamida usado na confecção de lingerie.

Anarruga - tecido leve de algodão, raiom ou seda com uma superfície de listras enrugadas.

Angorá - pelo de cabra angorá ou pelo de coelho angorá.

Anorak - casaco térmico criado pelos esquimós, confeccionado geralmente em náilon. Chega a altura dos quadris, com capuz e se ajusta por meio de cordões.

Art op - motivos que enfatizam o contraste entre o preto e o branco em formas geométricas.

Art Pop - criada por Andy Warhol. Motivos inspirados em objetos do uso cotidiano.

Astracã - pele de cordeiro caracul muito usada para adornar golas, punhos e chapéus.
Alças Parte dos soutiens ou roupas que sustenta os seios. Em geral, é presa às costas passando por sobre os ombros. A largura das alças é adaptada à funcionalidade dos diversos soutiens, considerando também a aparência moderna, a forma de vestir e o elevado conforto. A altura das alças em geralmente é regulável. No caso de tamanhos e taças maiores as alças são mais largas.

Anti-fit (diga: “antifít” - Apesar de que em alguns estados americanos há quem diga “antaifít”) quer dizer sem forma justa, ou largo.

Anágua - Originalmente, a anágua era uma peça, usada sob a camisa masculina, que chegava até a altura dos quadris. Na Idade Média, transformou-se em peça feminina, semelhante a um colete de matelassê. Porém, como a moda substituiu essa peça pela camisa intíma, a anágua alongou-se e converte-se em saia de baixo, amarrada em volta da cintura com fitas ou tiras.

Arrastão - Malha larga e aberta associada, no século XX, a meias finas e meia-calça. Tornou-se popular na década de 60. No final da década de 70 e na de 80, foi revivida como parte do vestuário punk.

Backside - lado avesso.

Baloné - saia com bainha virada para frente, franzida com formato de balão.
Belle Époque o termo francês significa “bela época”, período que compreende os primeiros anos da década de 20, de vida fácil e alegre, quando a moda vivia uma fase de prosperidade, com bainhas muito longas, busto saliente, cintura de vespa e ancas volumosas, que transformavam a silhueta feminina em ampulheta.

BCBG do francês: ” bon chic, bon genre” - o termo define um estilo de vestir refinado , tradicional e comportado.

Beachwear - moda praia

Bloomers - peças de roupas largas.

Body Suit - colante que era de helanca e hoje é de fio de elastano.

Boá - estola comprida, fofa e tubular, feita de plumas de pele, usadas nas décadas de 30 e final dos anos 60.

Boiler Suit - derivados dos macacões soltos dos trabalhadores, usados em tamanho amplo, fechados por zíper e com muitos bolsos.

Banlon - marca dada a um processo de texturização que ondula os fios e dá elasticidade aos fios sintéticos. Na década de 60, a fibra banlon foi popular em meias, malhas e vestidos.

Basque - pequeno saiote costurado ao corpete de um vestido ou casaquinho.

Batique - método indonésio de estamparia a cera, no qual esta é aplicada em certas partes do tecido para evitar que sejam tingidas. Atualmente, o mesmo efeito é alcançado através do tié-die.

Bolero - casaquinho de origem espanhola, aberto, sem manga, tipo corpete, quase chegando a cintura.

Bolso chapado - bolso grande e quadrado, costurado na parte externa de casacos, paletós e vestidos.

Bomber - jaqueta de zíper abotoando de alto a baixo, com bainha próxima da cintura, gola esporte e simplicidade de formas. São adaptadas das jaquetas usadas pelos pilotos da Força Aérea Real Britânica.

Bota Courrèges - feita de pelica e verniz branco, essa bota já foi muito copiada. Chega no meio da canela e tem um estilo meio “barbarella”.

Botany - lã fina, usada para confeccionar malhas.

Blusê do francês “blouse” (blusa) - Efeito “blusado”, molengo, causado por uma sobra de tecido que cai por cima de uma roupa apertado por cinto, nó ou costura.
Brocado tecido de jacquard com estampas em relevo, geralmente de flores e figuras, muitas vezes feitos de linha de seda dourada ou prateada. Desde o século 19 o brocado é associado a roupas de noite.

Buclê - tecido e malha confeccionado de fio com laçadas, o q eu lhe dá uma superfície felpuda. Buclê também é o nome de um fio para tricô.
Body do inglês “corpo”.Macacão ou macaquinho colado ao corpo. Uma espécie de maiô com mangas.

Brassière - bustiê tomara-que -caia, tipo faixa.

Barbatana - São flexíveis e utilizadas como reforço ou para modelar. No soutien evitam que os seios se desloquem para os lados ou que as partes laterais enrolem. Também utilizadas em corselet.

Bra - Designação inglesa para soutien.

Bustiê - Soutien que possui alças removíveis normalmente com decote acentuado. Próprio para ser usado com roupas tomara-que-caia.

Backstage Em inglês, “back” é atrás: “stage” - é palco. Portanto, atrás do palco só pode ser o camarim.

Baggy (diga “bégui”) - palavra inglesa, na moda designa a calça com folga nos quadris. Foi moda nos 80, e ficou no guarda-roupa brasileiro muito mais tempo do que nos outros países; quando viajava, o turista brasileiro era reconhecido pelo corte fofo das calças jeans.

Blusa Bettina - Lançada por Givenchy em 1952, a blusa recebeu este nome em homenagem a Bettina Graziani, uma das tops models de Paris, que trabalhava exclusivamente para givenchy na década de 50. A blusa era feita de tecido de camisaria, com gola larga e aberta e com mangas de babados de bordado inglês.

Blusão - Jaqueta de comprimento atpe os quadris, com um cordão passando pela bainha que, quando puxado, cria um franzido suave. Na segunda metade do século XX, a forma do blusão passou a ser, geralmente, associada às roupas informais masculinas e femininas.

Boca-de-sino - As calças de marinheiro eram cortadas, tradicionalmente, em forma de sino, desde o joelho até o tornozelo.

Boina - Gorro macio e circular que teve origem na Grécia ou na Roma antiga. O modelo mais comum de boina é a basca, que geralmente é usada com a borda aparecendo; mas há outros modelos, inclusive sem a borda.
Brocado - Suntuoso tecido de jacquard com estampa em relevo, geralmente flores ou figuras, muitas vezes feito de linha de seda dourada ou prateada. Desde meados do século XIX, o brocado é associado a roupas de noite.

Bagheera - Veludo fino, felpudo, utilizado para vestidos de noite até o início do século XX. Anos depois, imitações de bagherra foram fabricadas com crepe de raiom.
Bainha aberta Ponto cruzado que se usa para obter uma junção aberta decorativa entre duas extremidades de tecido, freqüentemente a costura da roupa. Também conhecido como ponto ajour.

Bandana - Termo que vem do hindi, que descreve um método primitivo de tintura, o tie-dye. O nome foi dado aos lenços grandes, de cores vivas, feitos mediante esse processo. As bandanas usadas por caubóis no Oeste americano costumavam ser pedaços de pano bem simples, tingidos de uma cor só, podendo ser usados em volta do pescoço ou cobrindo mo queixo, a boca e o nariz, como proteção contra poeira.

Barril - Formato de saia que é criado prendendo-se numa bainha mais estreita o tecido que parte da cintura. Visto pela primeira vez nas saias entravadas do início do século XX e, em saias bem mais curtas, no início da década de 60.


Bordado Inglês - Também conhecido como bordado suíço ou da Madeira, é uma forma de bordado inicialmente criada com agulha e linha. Caracteriza-se por linha branca em fundo branco (normalmente algodão) sobre o qual se faz um desenho de orifícios redondos ou ovais. As bordas são então recobertyas com pontos.

Balaclava - Cobertura para a cabeça semelhante a um elmo, feita de tricô ou crochê, recebeu o nome da cidadezinha da Criméia, onde se passou, em 1854, a Carga da Brigada Ligeira. as mulheres britânicas e norte-americanas tricotavam balaclavas para os soldados das duas guerras mundiais em cáqui, cor usada para camuflagem. A parte que cobre o pescoço pode ser dobrada para cima, sobre o queixo e a boca. Durante a década de 60 e em meados dos anos 80, a balaclava apareceu como peça de moda nas passarelas de Paris. É também conhecida por cagoule, palavra francesa.
Balmacaan Sobretudo largo, de tweed, comprido até as canelas, com mangas raglâ. Os balmacaans eram usados pelo homens no século XIX, até o final do século, haviam sido adaptados para as mulheres.

Barége - Tecido leve, semitransparente, para vestidos, feito de seda e lã, com trama aberta. O barége era mais usado como véu ou adorno para a cabeça durante o século XIX. Foi produzido pela primeira vez no vale do mesmo nome, na França.
Bata O modelo medieval, conhecido pos camisa intíma, era uma peça solta de algodão ou linho, com uma pala, que ia até os joelhos ou o meio da canela, usada pelas mulheres sob o vestido. No final do século XIX, as mulheres começaram a usar vestidos-batas feitos de algodão fino e cambraia, como alternativa às formas rígidas e espartilhadas da época. No século XX, a bata era uma peça solta, quase sempre leve, com mangas. Tem estado na moda desde a década de 40, mas principalmente na de 70, quando foi divulgada por Laura Ashley.

Blazer - Paletó esporte largo e leve usado pelos homens e mulheres. O comprimento classico para o blazer vai até o alto da coxa.

Bloomers - Desde o final do século XIX, a palavra bloomers descreve qualquer peça de roupa larga, semelhante a calças que seja pesa em algum ponto entre o joelho e o tornozelo e usada sob saias compridas.

Blusa Balcânica - Blusa de cintura baixa e mangas largas muito em moda na Europa após as Guerras Balcânicas (1912-1913).

Bota - Na primeira metade do século XX, as botas tornaram-se peças principalmente utilitárias, usadas no mau tempo. Botas de moda, criadas simplesmente para fazer efeito, surgiram na década de 60. Vieram em todos os comprimentos, desde o tornozelo até bem alto na coxa. Os materiais variavam, de plástico, vinil ao couro. Na década de 70, botas feitas para cobrir os pés e as pernas até o joelho tornaram-se populares no inverno, sendo produzidas em cores variadas. Também nos anos 70, outros modelos fizeram sucesso, como as botas curtas com as bordas viradas nos tornozelos ou como as botas de caubói com complicados ornatos.

Brim - Sarja de algodão de fios brancos e azuis, originária da cidade francesa de Nîmes, dai a origem da expressão Serge de Nîmes.Desde o século XX, o brim vem sendo ud=sado em roupas de trabalho por ser forte, durável e lavável. Na década de 40, era empregado em vestidos, saias, paletós e calças da moda. Atingiu o auge de sua popularidade na década de 70, com a maciça fabricação de jeans.

Caban - vestimenta de origem oriental semelhante a uma japona. Um casaco de mangas longas, até os quadris, abotoado na frente. Os modelos originais, de punho dobrado e gola xale, eram usados por tripulantes de embarcações para combater os ventos do mar. Foram adotados pela moda feminina a partir da década de 50.

Cache-coeur do francês ” esconde-coração” - Blusa geralmente curta , com trespasse envolvendo o corpo, atado na frente ou nas costas. Foi inspirada nos modelos de tricô industriais usados pelas bailarinas como agasalho.

Caleçon - cueca samba-canção com estilo feminino.

Cardigã - casaquinho inglês com abotoamento central e decote em V.
Casualwear estilo casual, modelos simples. É o estilo de roupa simplificada para ir a lugares pouco formais ou ficar em casa.

Catsuit - macacão justo, em geral com mangas compridas. Foi popular na década de 60 e pode ser chamado também de body.

Cigarrete - calça feminina justa, de comprimento até os tornozelos, com abertura lateral ou não. Usada pelos ingleses nos anos 50 e fez muito sucesso com as mulheres da década de 60, com sapatilhas e suéteres.

Corselet do francês “corset” - corpete. Peça intima do vestuário feminino. Foi reeditada como peça da moda pela estilista inglesa Vivienne Wetswood nos anos 90.
Cotton do inglês “algodão”. É como são chamadas popularmente as roupas de tecido que misturam os fios de elastano da lycra com os fios de algodão, dando um efeito colante que não deforma.

Couture - refere-se a roupas criadas individualmente, em vez de produzidas em massa.

Corsário - calça reta de cintura baixa e comprimento logo abaixo dos joelhos.
Cool frio, gelado. Na moda, designa um comportamento distante e elegante, sem exageros. Sinônimo de moderno e sofisticado.

Chamois - Couro macio e fino, em geral de cabra ou carneiro.

Cuissarde - Bota decano acima dos joelhos. Ou no meio das coxas (”cuisse”, em francês).

Caftã - Acredita-se que seja originário da Mesopotâmia. É um traje de corte amplo que vai até os tornozelos, aberto na frente e dotado de mangas compridas e largas. Costumava ser amarrado com uma faixa de seda ou de algodão. A forma de caftâ também é empregada em camisolas. Podem ser feitos de quase todos os tecidos. São muito populares caftãs de tecidos sintéticos que delineiam as formas do corpo, assim como de cetim e tecidos bordados.

Calça Capri - Durante a década de 50, eram calças razoavelmente folgadas que se afunilavam até o meio da canela e que se tornavam traje elegante de verão. Receberam o nome em homenagem à ilha de Cápri, na Itália, balneário célebre da época.
Calça de ciclista As calças dos ciclistas profissionais (ajustadas ao corpo, de tecido elástico e com comprimento acima dos joelhos) tornaram-se populares na década de 80. Faziam parte da proposta de adotar as roupas de ginástica para o dia. Eram usadas com uma túnica ampla ou por baixo de vestidos curtos.
Calças de odalisca Calças ou saias-calças pregueadas ou franzidas até uma tira nos tornozelos, baseadas nos modelos usados pelas mulheres turcas. Entraram em moda pela primeira vez quando os Ballets Russes apresentaram-se na Europa, no início da década de 1900. Foram usadas para a noite na primeira metade do século XX, atingindo o auge da popularidade nos anos 30.

Calças de toureiro - Calças justas, amarradas no joelho. Copiadas do estilo usado pelos toureiros espanhóis, entraram em moda em meados do século XX.
Camafeu Pedra dura, geralmente ágata, ônix ou sardõnica, na qual era cortado um desenho em relevo. Foi popular na Grécia durante o período helenístico. Nos séculos XVIII e XIX, cópias dos camafeus antigos eram o tipo de jóia mais em moda, presos às blusas e aos vestidos ou usados numa fita em volta do pescoço.

Cambraia - Tecido fino, leve e transparente, de algodão ou linho. Produzido por tecelagem plana, recebe um tratamento de goma. No século XIX e início do século seguinte, era muito usado para roupas íntimas e blusas delicadas.
Camisa esporte Camisa de corte generoso no peito e mangas largas chegando quase ao cotovelo. É abotoada na frente e confeccionada tanto em tecidos baratos quanto em tecidos de luxo.

Camisa havaiana - Camisa masculina larga, estampada com frutas, flores, aves exóticas ou dançarinas com cores fortes. Foi popularizada njos EUA na década de 50, por turistas que voltavam do Havai.

Chifon - Tecido extremamente leve e fino, produzido de fios muito torcidos. É feito de seda, lã ou fibras sintéticas. Tem sido utilizado quase exclusivamente para roupas de noite. Desde o início do século XX, lenços de chiffon têm entrado e saído da moda.

Chita - Tecido popular de algodão com cores vivas e estampas florais, originário do Chintz indiano e produzido no Brasil desde o início do século XX, até hoje associado à cultura popular brasileira.

Canelado - Tipo de ponto usado em malharia artesanal ou industrial provido de caneluras. É utilizado na tecelagem de acabamentos e modelos de blusas, saias, vestidos, cardigâs, suéteres e pulôveres. a blusa justa vde canelado estreito esteve em moda nos anos 60, também conhecido como Rib.

Cachecol - Tira longa de tecido, geralmente em lã tricotada à mão ou à máquina. É enrolada em volta do pescoço quando faz frio. Também conhecido como cachenê, do francês cache-nez.

Camisa Pólo - Originalmente era um pulôver de magas curtas feito de lã tricotada e com uma gola virada para baixo, que se mantinha no lugar durante a partida de pólo. A partir da década de 30, passou a fazer parte das vestimentas de lazer. No final do século XX, foi mostrada nas passarelas como alternativa da camisa para ser usada com terno.

Camiseta - Camisas de algodão em forma de T, com mangas curtas, eram usadas sob a farda durante a Primeira Guerra Mundial, sendo mais tarde adotadas pelos operários. desde a década de 60, são muito populares no Ocidente, estampadas com slogans políticos, logotipos, piadas, comentários sociais ou marcas. Camisetas lisas, de algodão puro ou misto, são usadas no verão. Também chamadada de T-shirt, conforme a expressão americana corrente.

Carteira - Bolsa sem alças. Desde o início do século XX é usada em diversos formatos e tamanhos, desde a pequena, com miçangas, até a bolsa envelope grande.
Caubói Moda baseada nas roupas de trabalho dos vaqueiros e pioneiros americados americanos, que incluíam camisas de algodão xadrez, bandanas, jeans ou bombachas e botas de saltos grossos adornadas com couro lavrado. Ponchos e paletós de couro com franjas também eram usados. A moda caubói foi popular nas décadas de 60 e 70.

Chemisier - No início do século XX, a forma da camisa íntima foi adaptada por muitos estilistas, Chanel foi uma das primeiras a criar vestidos Chemisier: peças simples, soltas, com manga comprida e um cinto amarrado sob o busto, na cintura ou em volta dos quadris.

Cigana - Estilo que compreende saias rodadas com babados e blusas com decote grande, em geral com elástico, feitas de tecidos leves e de cores vibrantes. Lenços que envolvem o pescoço ou a cintura são outro aspecto dominante do estilo cigana.
Colete Peça masculina sem mangas que vai até a cintura e é usada sob o paletó e sobre a camisa. Geralmente feito de seda ou de tecidos muito bordados, o colete era abotoado na frente e costumava a ter dois bolsos pequenos. As mulheres adotaram coletes no final do século XIX.

Corte enviesado Corte contra o fio do tecido que resulta num caimento suave, drapejado. Vestidos com corte enviesado foram usados nas décadas de 20 e 30, aparecendo com freqüencia nos filmes da época.

Devore do francês “devorado” - Identifica um tipo de corrosão que forma desenho feito em tecido sobre fundo normalmente transparente. O motivo é aplicado por um processo químico em tecidos com fibras têxteis diferentes. Uma delas cria o desenho em relevo.

Deux-piéces - termo francês para designar conjuntos femininos curtos. Saias curtas com casacos curtos.

Duffle-coat (diga “dafol-cout”) - palavra inglesa para o casaco todo pespontado de lã grossa, rústica, que era feita na cidade de Duffel , na Bélgica. Em geral, tem capuz, grandes bolsos e brandenburgos de tecido como fechos (ver “brandenburgos”).

Dragonas - Tiras no ombro de uma túnica ou de um capote militar, utilizadas para prender atavios. Muito populares no final do século XIX, as dragonas apareceram em jaquetas e casacos de estilo militar durante o século XX, principalmente nas décadas de 30 e 60.

Délavé | Quarter Dip | Azul Claro | Baby Blue - Processo curto de tingimento, muito usado na preparação de chambray e denim leve. Ocupa um quarto do tempo gasto no procedimento padrão. O tecido recebe de dois a quarto banhos de corante azul, ao invés de seis ou oito mergulhos. Disso resulta um tecido com tonalidade bem clara de azul.

Decote camponês - Decote baixo, redondo franzido, inspirado em blusa camponesa lançado na década de 20. Foi popular tanto em vestidos quanto em blusas.

Decote canoa - Decote raso, em forma de canoa, que vai de um ombro ao outro e tem a mesma profundidade na frente e nas costas. Desde o início da década de 20, é muito usado em vestidos e blusas.

Decote coração - Decote de vestidos e blusas cortados em duas curvas quase semicirculares, que lembram um coração. Foi muito usado durante o século XX.

Decote em U - Decote profundo, em forma de u, muito usado durante o século XX em vestidos, corpetes e camisetas.

Denim 1 – Tipo de tecido pesado feito de algodão. O termo é mais uma corruptela produzida pela indústria de jeanswear. Denim significaria tecido que vem “de Nimês”. A mais famosa calça jeans do mundo, a 501 da Levi’s, foi produzida com tecido importado da cidade francesa Nimês. O denim usado pela Levi’s era de sarja tinta de azul. 2 – Denim Color, tecido é tingido na fábrica (depois de pronto ou durante a produção) ou em lavanderias.

Destroyed - Destruído. Lavagem parecida com a estonagem combinada com alvejamento. Nesse processo é empregada uma quantidade maior de enzimas que chegam a corroer a fibra, deixando a peça com aspecto de surrada. Áreas nas quais o atrito é maior, como a barra e o cós, ficam puídas.

Espartilho - usado para conseguir cintura fina no século 19. Foi reeditado e muito usado na década de 90, é claro que em uma versão mais sutil.

Étnico - termo usado por estilistas para descrever trajes inspirados na cultura da América do Sul, África e do Oriente.

Escarpim - lançado em meados do século 19, é um sapato fechado com salto médio ou alto e uma linha que afina em direção ao bico. É um sapato clássico feminino.

Estola - agasalho comprido e retangular, geralmente usado em volta dos ombros e cruzados sobre o peito.

Elastano - É a designação global para qualquer fibra elástica e sintética. Possui uma elevada elasticidade, 4 a 7 vezes superior ao seu comprimento. Quando esticada volta sempre ao seu comprimento inicial, não perdendo a elasticidade.

Espinha-de-peixe - Tecido de terno tradicional, com trama em zig-zag. Em francês é conhecido como “chevron”, em inglês, é “herringbone”.

Estruturado - Vem de estrutura, claro. Em moda, usa-se para as roupas com corte e montagem certa no corpo, ou que remodele o corpo com artifícios de corte. Em geral, está presente na alfaiataria, nos blazers e casacões.

Evasé (palavra em francês. Diga êvasê)- significa a forma que abre, como uma cúpula de abajur. Vista primeiro nas saias de Courrèges nos anos 60, agora nos anos 90 volta à moda.

Eduardiano O chamado estilo eduardiano é associado ao período compreendido entre a década de 1890 e 1910. Sua silhueta possui gola alta e mangas compridas, com peito amplo e cintura bem justa num espartilho, fazendo uma curva sobre quadris largos, onde o volume das saias é franzido sobre às nádegas, caindo atrás e na frente até chegar aos tornozelos. As saias eram aumentadas com godês, e usavam-se anquinhas para aumentar a roda. Alguns vestidos, principalmente os toaletes, deixavam os ombros à mostra. Os chapéus eram pequenos e floridos, ou enormes e emplumados. Carregava-se um guarda-sol ou uma bolsinha. Na década de 70 houve grande revival da moda. Blusas rendadas com gola alta e babadinhos foram usadas com saias compridas e rodadas com botas de amarrar. Gargantilhas e bijuterias de cristal de vidro também se tornaram populares, principalmente o broche preso junto ao pescoço.
Envelope O termo se refere a um estilo no qual a roupa é fechada se enrolando em torno do corpo em vez de utilizar botões ou outros tipos de fecho. Pode ser tanto em vestidos como em saias, blusas e tops em geral. Em geral, as roupas em estilo envelope são populares para ocasiões informais, moda praia e (em versões que chegam ao tornozelo) para a noite.

Folk - termo usado para definir estilo inspirado em origens folclóricas.

Fashion - em inglês, moda. É usado para definir tudo o que está na moda.

Fashionistas - pessoas que vivem em função da moda.

Fuxicos - Conhecidos também como yo-yos, são retalhos de tecido cortados em círculos, franzidos para formar uma espécie de flor. Daí podem ser costurados em filas formando colchas, blusas, bolsas etc., ou também podem ser usados avulsos para enfeitar algum trabalho.

Fuseau - Semelhante às calças de esqui, ajusta-se em direção ao tornozelo e possui uma tira, em geral elástica, que passa sob o arco do pé. O fuseau entrou na moda pela primeira vez nos anos 50, quando era usado com suéteres compridos e largos. Voltou à moda desde meados da década de 80, feito de tecidos leves de malha.

Fichu - Pequeno lenço ou xale usado em volta dos ombros e preso ao peito com um broche. Ou pode ser um babado ou pedaço de tecido, geralmente renda, costurado sobre o peito de uma blusa ou vestido.

Frente-única - Tira alta que, na frente de um vestido ou blusa, é amarrada em volta da nuca, deixando à mostra as costas e os ombros. Na década de 30, a frente-única foi muito usada em roupas de noite e de praia.

Five-pocket - O jeans básico. Modelo com cinco bolsos – três na frente (dois grandes e um pequeno para moedas ou relógio que fica, em geral, dentro do bolso direito) e dois atrás.

Garçonne e expressão ” a lá garçonne” - significa “a maneira de um menino” define o corte de cabelo que foi sucesso na década de 20. O efeito é de nuca batida e fios retos nas laterais, com ou sem franja, tipo Louise Brooks.

Gabardine casaco a prova d´água baseado na trama fechada e no estilo solto.

Gaze - tecido plano e fino de algodão, usado para entretelar roupas.

Gilê - peça que vai até os quadris, com ou sem mangas. Costuma ter aberturas laterais, é um tipo de colete.

Gargantilha - Colar de pérolas ou tita de tecido, em geral de veludo, colocado bem justo em volta do pescoço e adornado com pedras. Usada em trajes noturnos no século XIX, a gargantilha voltou à moda no final da década de 60 e início da década de 70. Conhecida também como “coleira”.

Gibão - Originariamente um casaco de operário, o gibão vai até os quadris e eé cortado com ombros largos e mangas compridas. Feito de mélton, sarja ou lã, foi pela primeira vez adaptado ao uso informal durante a década de 20, voltando a ser popular na década de 50. Algumas versões têm reforços de couro costurados sobre os cotovelos e a extensão dos ombros.

Gola Peter Pan - Gola chata, redonda, com cinco a 7,5cm de largura, às vezes bem engomada. A gola peter pan foi muito usada pelas mulheres na década de 20, contribuindo para as silhuetas de menino da época. Retornou em décadas posteriores.
Gola Pierrô Versão menor da gola grande, engomada e franzida do Pierrô (personagem francês) usada em blusas durante o século XX.

Gola Prussiana - Gola alta dobrada para baixo, que no princípio, era usada pelos menininhos no começo do século XX. Diversos estilistas adaptaram a roupas femininas esse tipo de gola.

Gola Rulê - Gola alta e justa em malha ou pulôver de tricô. Muito usada na década de 60.

Gola Xale - Gola de casaco ou vestido que é dobrada para baixo, formando uma linha contínua que circunda o pescoço até a frente. Muito usada na década de 30, e novamente, na década de 50, quando a forma foi muito exagerada.

Gravata - Tira larga usada em volta do pescoço e drapejada ou entrelaçada com esmero sobre o peito, usada pelos homens nos séculos XVIII e XIX. A versão estreita, geralmente usada sob o colarinho de uma camisa, desenvolveu-se no final do século XIX, e constituía peça essencial do traje formal masculino desde então. Nesta épocaa, as mulheres começaram a usar gravatas com blusas e saias, embora se tratasse de uma tendência e não de uma moda duradoura. As gravatas para mulheres ressurgiram como parte da moda unissex na década de 60 .

Grunge - Estilo de vestir que se desenvolveu a partir da “!cultura das ruas”, das roupas de brechó e do estilo de vida errante do início dos anos 90. O grunge se espalhou rapidamente dos adolescentes e das bandas de rock para as passarelas da moda. Suas vestimentas não combinadas e amplas inspiraram muitos estilistas, que adaptaram a desproporção e a desarmonia às suas coleções. Tem sido associado aos desconstrucionistas. Mas, enquanto estes desmontaram as roupas para estudá-las e rearranjá-las de forma diferente, o movimento grunge estava mais preocupado em fazer contestações políticas, anticonsumistas e antimodistas.

Godê - Pedaço triangular de tecido, mais largo na parte inferior, costurado a uma saia, vestido ou casaco para aumentar a roda. Os godês vêm sendo usados na costura desde o século XIX.

Gravata-borboleta - Gravata masculina com formato de um laço firme, geralmente feita de fita de gorgorão ou de veludo e normalmente usada com roupas formais. Durante a década de 60, na época da moda das roupas unissex, foi um acessório popular entre mulheres.

Gola-capuz - Pedaço de tecido preso ao decote de uma roupa, que pode ser usado como capuz ou ficar drapejado atrás ou na frente. No século XX, suéteres e vestidos com gola-capuz entraram na moda, cortados de maneira que o drapejado caia em dobras macias em volta do pescoço e sobre o peito.

Gola de mandarim - Gola alta em paletós, vestidos e blusas. Foi adaptada de uma gola asiática que fica bem próxima do pescoço.

Gola de marinheiro - Gola feita de tecido pesado, em duas camadas costuradas juntas e cortada de um quadrado que cobre as costas e que na frente vai se estreitando até formar uma ponta, na qual se amarra um laço. Foi muito usada pelas mulheres na década de 20.

Gola em U - Gola profunda que, a partir do início da década de 50, apareceu nas blusas e nos casaquinhos de costumes.

Gola Medici - Gola usada nos vestidos das mulheres da família Medici, soberanos de Florença no século XV. Feita de renda engomada, a gola era grande e levantada: nascia nos ombros, contornava a nuca e ficava afastada do pescoço. No final do século XIX, foi muito usada em vestidos de baile.

Habillèe - do francês “Habiller” (vestir)- No Brasil é mais do que vestir. Significa vestir-se muito bem. Roupa de festa.

Helanca - fio enrugado e elástico usado em tecidos que precisam de elasticidade.

Hot Pants - shorts muito curtos, geralmente de veludos e muito usados na década de 70. Hoje também pode-se chamar assim as calças justas com cós abaixo da cintura, com o umbigo a mostra.

Hype - palavra inglesa que define um sucesso do momento. Na moda é o que torna uma roupa ou acessórios obrigatórios no guarda-roupa.

Haute couture - A palavra francesa couture significa costura ou trabalho de agulha. Haute couture é estilismo e execução de alta qualidade. O estilista ou couturier cria modelos com base numa tela feita de linho fino ou musselina, que é assinada. As peças são decalcadas da tela e são executadas sob medida para as clientes.

Jabô - babadinho decorativo de renda ou de outro tecido delicado preso ao peito ou junto ao pescoço.

Jacquard - tecido de algodão ou de seda, feito em tear, em que se empregam fios de varias cores formando desenhos em relevo.

Japona - paletó, jaquetão pesado que vai até os quadris, co ou sem plástico.
Jardineira calça com peitinho e com suspensórios que passam sobre os ombros.

Jumper - casaco curto, do tipo saco, com gola estreita virada para baixo, sendo abotoado até o pescoço. Pode ser também um vestido sem mangas com decote grande em U ou quadrado, geralmente usado sobre uma blusa.

Jogging - culto e cultura do esporte. Roupa de corredor com suéter e calça, sempre em malha de algodão ou moleton. Para ser usado com tênis.

Jazz-Pant Slip - à altura da cintura muito cavado na perna, também chamada cava da perna francesa. Alonga aparentemente a perna.

Jodhpur - É lugar na Índia, mas na moda é a calça de montaria com reforços na parte interna das pernas.

Jeans - Inicialmente o tecido era usado para fazer as resistentes calças de trabalho usadas pelos marinheiros, confeccionadas com tecido grosso de algodão originalmente fabricado em Nîmes, na França. Durante a década de 1850, Levi Strauss lançou os jeans de brim em São Farnscisco, Califórnia, como roupa de trabalho para mineradores de ouro. Entraram na moda nos EUA na década de 50. desde então vem sendo0 feitos em modelos variados: justos ou baggy; saint-tropez e boca-de-sino, bordados com flores ou remendados; bem cortados ou strech. Qualquer que seja o modelo ou corte, o tecido indigo Blue é associado a trajes informais. Estilo de roupa confeccionada a partir de tecidos planos pesados. A origem do termo é inspirada no tipo de roupa usada pelos operários que trabalhavam nas minas do oeste dos Estados Unidos. O jeans como conhecemos hoje começou a ser desenhado no meio do século 19, quando Levi Strauss, dono de uma loja de secos e molhados que atendia aos mineiros e garimpeiros da região, decidiu fabricar calças com a lona usada para construir barracas nas áreas de mineração, com cinco bolsos, passante para os cintos, botões ou zíper. Tempos depois, junto com o alfaiate Jacob Davis patenteou o uso de rebites nos bolsos das calças para reforçar áreas que sofriam muito desgaste. A origem do nome jeans é atribuída pela Levi’s a uma derivação do nome da cidade italiana de Gênova, uma vez que a primeira calça confeccionada pela empresa usou como molde a calça dos marinheiros genoveses, ao qual os tecelães chamavam genes e que, rapidamente, se tornou jeans.

Jérsey - Tecido macio, elástico, de malha. Foi usado pela primeira vez na ilha de Jérsey, no canal da Mancha, no final do século XIX, para sportwear e roupas externas. Nos anos 20 foi pela primeira vez usado por Chanel, tornando-se o tecido mais elegante da época.

Kalasiris - peça básica do vestuário egípcio, uma variação de tanga.

Kanais - túnica assíria decorada com franjas.

Keds - modelos simples de tênis de lona ou couro.

Kilt - saia masculina usada pelos escoceses , pregueada atrás, trespassada na frente, arrematada com um grande alfinete de segurança. Geralmente é xadrez.

Knickers - calças que terminam logo abaixo do joelho usadas na prática de golfe.

Knickerbokers Ou simplesmente knickers - palavra inglesa que designa um calção folgado, franzido abaixo do joelho. Usado pelos homens desde o século XVIII, passou a ser parte integrante dos trajes femininos para esportes na década de 1890, juntamente com o casaco Norfolk. No final da década de 60 e início da de 70, os knickerbockers voltaram à moda promovidos por Yves Saint-Laurent.

Lapela - Parte frontal de uma blusa, casaco, vestido ou paletó, próxima ap pescoço, que é virada para trás ou dobrada sobre si mesma.

Layer Look - sobreposição de peças, visual em camadas.

Leatherette - imitação de couro em plástico.

Legging do inglês “leg” - perna. Calça de malha, mais ou menos ajustadas nas pernas, ideal para a pratica de exercícios. Usada desde a Idade Média para proteger do frio; corresponde às ceroulas masculinas.

Lezard - pele de lagarto ou cobra.

Linho - denominação de qualquer tecido feito de fibra extraída da planta de mesmo nome. Dependendo da tecelagem, é possível fabricar linho tão fino quanto cambraia ou tão grosso quanto a lona.

Lamê - nome dado aos fios metálicos chatos.

Look do inglês “olhar”- É o estilo, a aparência final, resultado de toda a composição de roupas, acessórios, maquiagem, cabelo. No Brasil é também chamado de “visual”.

Lingerie - Designação global para vestuário íntimo feminino.

LYCRA - Marca registrada da Invista par seu fio elastano.

Lycra soft - É uma criação de fio Lycra da Invista, cuja principal característica é a sua compressão mais suave.

Lenço de cabeça - Pedaço quadrado de tecido, dobrado em triângulo, usado sobre a cabeça e amarrado sob o queixo. Peça tradicional da vestimenta rural, foi moda por pouco tempo na década de 70. Da década de 20 até a de 70, lenços de cabeça de seda eram usados pelas mulheres para as atividades esportivas. Depois, saíram de moda. Nos anos 50 e 60 houve uma voga de se cruzar o lenço sob o queixo e prender as pontas na nuca.

Luvas - Desde épocas remotas, as luvas são feitas de tecidos flexíveis, para acompanhar os contornos da mão. Durante o século XIX, eram usadas de dia e de noite, sendo parte essencial do traje. Diversos modelos estiveram na moda, inclusive mitenes, sem os dedos, luvas curtas e compridas, de couro ou pelica e luvas com mãos de couro e braços de renda. No final dos anos 50, eram raramente vistas (exceto como agasalho ou como acessórios de alta moda) e deixaram de ser símbolo de status e riqueza. Mitenes sem dedos voltaram à moda no final da década de 70 e início da de 80.

Macramé - trabalho manual de tecer nós simétricos, formando trama parecida com uma rede de pescar.

Matelassé - do francês “acolchoado”. É um efeito de costura obtido por um sanduíche de materiais (tecido e manta acrílica) preso por pespontos, que podem ser geométricos ou ondulados.
Metalizado tipo de acabamento que consiste na aplicação de papel metalizado sobre o tecido.

Microfibra - sessenta vezes mais fina que um fio de cabelo, a microfibra é um fiamento de poliéster, náilon ou acrílico, derivados do petróleo. Tecidos com microfibra são mais leves, duráveis e ultramacios.

Minimalismo - é a redução de formas e tamanhos. Movimento das artes plásticas que na moda gerou estampas miúdas, cortes secos e peças retas, sem sobreposição.

Mohair - tipo de lã de pelo longo e brilhante das cabras angorá.

Moiré - tecido de tafetá, de seda, ou viscose caracterizado por motivos ondulantes, tom-sobre-tom, obtidos através do acabamento.

Mule - chinelo de quarto, em cetim, com salto e bico fino. Hoje já ganhou as ruas.

Marabu - enchimento de algodão colocado entre duas camadas de tecido também conhecido como acolchoado.

Maxi - saia que vai até o tornozelo ou os pés.

Maxipull - blusão de lã que vai abaixo das nádegas.

Micro - saia muito curta, que cobre apenas as nádegas e surgiu na década de 60.

Mod - termo usado para definir a moda dos anos 60 em Londres, na época dos Beatles. Adolescentes que usavam blusões com zíper, cabelos curtinhos e bem-arrumados e andavam de lambreta.

Mako - (algodão) Sinônimo de qualidade para algodão dispendioso: por exemplo, do Egito. “Penteado” significa que as fibras curtas são eliminadas. “Super penteado” significa que é penteado várias vezes. As fibras tornam-se mais uniformes e assim o fio de algodão fica mais liso.

Modal - Fibra de celulose transformada, 100% de origem vegetal com características de algodão.

Mitaine - Luvas de cano longo, sem dedos. Pode ter uma alcinha fina, prendendo em um dos dedos, o médio.

Monocromáticas - Peça de uma só cor. Mono/ uma e cromo/cor. Se foram muitas cores, o prefixo muda para “poli”, policromático.

Multimarca - Palavra que define a loja que vende roupas de várias marcas. Um tipo de comércio que foi forte nacionalmente nos anos 70, entrou em decadência nos 80 e princípio dos 90 _ porque valia mais a pena desenvolver a própria marca e vender para suas próprias lojas, formando grandes redes _,e agora, com a possibilidade de importar, está voltando a se fortalecer. Agora, a multimarca recomeça a fazer sucesso. A Daslu, de São Paulo achou a fórmula certa, de combinar sua etiqueta com marcas internacionais.

Madras (diga “mádras”) - é indiana, designa o tecido de algodão com fios multicoloridos em harmonias suaves, que vinha da região de Madras, na Índia. Foi muito popular nos anos 70, agora existe em sedas, tafetás, além do algodão.

Master sample (diga “máster sampol”)- é a peça-mãe, o protótipo de um produto, a amostra. Em português, usa-se “peça-piloto”.

Malha de Balé Ou Léotard - Traje de uma peça só, com mangas compridas, usado pela primeira vez no século XIX por um trapezista francês. O léotard tem o decote afastado do pescoço e é ajustado entre as pernas. Foi adotado por bailarinos e ginastas e, até os anos 50 era invariavelmente preto.

Manga Bufante - Manga curta, franzida e presa aos combros para criar um efeito cheio. Usada desde o século XIX em vestidos toialete, também foi empregada em vestidos e blusas de criança. No século XX, apareceu com freqüencia em roupas femininas de verão.

Manga de Aba - Manga pequena, triangular, que forma uma abinha dura ou cai sobre os braços, dando uma proteção mínima. A manga aba tem sido usada em vestidos e blusas, principalmente em roupas de verão.

Manga de bispo - Manga comprida, de vestido ou blusa, franzida abaixo do cotovelo e pesa ou deixada solta na altura do pulso. Popular a partir de meados do século XIX, desapareceu do cenário da moda no início da década de 70.

Meia-calça - Peça elástica que cobre os pés, as pernas e o corpo até a cintura. É uma combinação de calcinha e meia fina foi lançado no mercado de moda na década de 60 como alternativa para meia fina. Na década de 70 foi adotada pela maioria das mulheres. Desde então, já foram feitas em quase todas as cores e padrões, tornando-se peça indispensável do guarda-roupas de verão e de inverno.

Meia fina - Cobertura justa para as pernas e os pés que, até o início do século XVII, era tricotada à mão em seda, algodão ou lã. O século XIX assistiu à voga das meias coloridas e, no seu final, o aparecimento da meia de seda artificial, que foi usada até 1940, quando foram lançadas meias finas de náilon. Estas eram classificadas por denier, sendo um denier a unidade de peso pela qual fios de seda, raiom ou náilon são medidos. A de 15 deniers é uma meia leve, bem transparente, enquanto a de quarenta deniers é mais grossa e mais durável. Por causa da falta de material durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres foram obrigadas a passar sem meias finas e a usar meias soquete.Meia fina três-quartos Meias finas de náilon que vão até os joelhos ou até a canela e que são usadas com calças compridas desde o final da década de 60.

Manga dólmã - Cortada como extensão do corpete de um vestido, blusa ou casaco. Não possui um recorte no ombro, criando assim uma cava profunda e larga, que se afunila da cintura ao punho. Esse tipo de manga foi muito usado na década de 30. É também chamada de manga morcego.

Manga pagode - Manga três-quartos ou meia-manga, com babadinhos que iam até o cotovelo, onde se abria ou em várias camadas de babados ou num babado grande, costurado de maneira a curvar-se numa forma semelhante à um pagode. Foi muito usada em meados do século XIX. Os babados costumavam ser adornados com fitas e laços.

Manga presunto - Justa desde o pulso até o cotovelo, a manga presunto avoluma-se do cotovelo ao ombro, onde é franzida ou pregueada e presa ao corpete de um vestido ou blusa. Foi muito usada no final so século XIX e durante o retorno do estilo Eduardiano, no final da década de 60 e início da de 70.

Manga quimono - Manga exageradamente larga e presa a uma cava profunda, que vai do ombro à cintura. Desde o final da século XIX vem sendo usada por estilistas em casacos, vestidos, jaquetas e malhas.

Manto - Capa com capuz adornada com pingentes de seda. Em meados e no final do século XIX, era usada pelas mulheres como peça externa. Costumava chegar até à cintura ou até os quadris e era confeccionada de tecidos leves de lã.

Mocassim - Tradicionalmente, um pedaço de couro que envolvia o pé por baixo. As sobras nas extremidades eram franzidas e costuradas na parte superior. Acredita-se que o mocassim tenha surgido entre os índios americanos. Durante o século XX, foram adaptados a calçados informais, tanto masculinos quanto femininos.

Macacão - Antes usado por trabalhadores braçais, o macacão tornou-se uniforme obrigatório em fábricas de munição durante a Segunda guerra Mundial. É uma peça inteiriça, com mangas e calças compridas, fechada por zíper ou botões desde o umbigo até a gola. O macacão é usado pelas mulheres desde o início do século XX. Foi muito popular na década de 60, feito de algodão e adornado com bolsos, abas e fivelas.

Maiô - Originalmente uma meia de dançarinos ou ginastas, cujo nome se origina de um confeccionista francês que na época confeccionava meias de tricô e o Léotard chamado Maillot. Atualmente, a palavra designa uma roupa de banho justa de uma peça só.

Napa - couro de gado utilizado para confecção de roupas, sapatos e bolsas.

Négligé - robe confeccionado em tecido fino.

Neoprene - marca registrada da Dupont para uma borracha sintética inventada em 1931. Consiste em uma manta esponjosa de espessura variada, de 3mm a 1 cm. Antitérmico, facilita a vida dos praticantes de esportes aquáticos e esta integrado à moda atual.

Nude - qualquer tecido da cor da pele.

Neck Towel (diga néc tauel)- toalha estreitinha, para o maridão botar no pescoço, quando faz a barba.

Nesga - Tira evasê costuradaa às saias para aumentar a roda. Saias nesgadas estiveram muito em moda no século XIX. Na década de 30 surgiram as nesgas exageradas, com extremidades em ponta próximas à cintura e as partes largas em direção à barra.

Náilon - Termo genérico para uma fibra sintética na qual a susbtância formadora é qualquer poliamida sintética de cadeia longa, com grupos recorrentes de amidas. o náilon foi resultado de um programa de pesquisas iniciado em 1927 pelo dr Wallace H. Carothers na Du point nos EUA. A empresa lançou o produto em 1938; ano seguinte, foi testado em meias tricotadas à máquina. As meias finas de náilon foram lançadas em 1940. Desde então, o náilon vem sendo muito usado na confecção de roupas íntimas e de roupas em geral.

Obi - faixa japonesa de brocado de seda. Enrolada na cintura e amarrada nas costas com acabamento em grande laço.

Organza - tecido em tela, de fibras brilhantes e lisas, leve mas endurecido pelo alto nível de torção do fio e do acabamento empapelado.

Oversize - modelagem superampla.

Op art - coleção de estamparia inspirada em círculos, espirais e quadrados para criar uma ilusão de ótica.

Over-size (diga: ôverssaize)- em inglês, quer dizer grande demais, acima do tamanho. Define a roupa jovem, grandona, larga, que entra no estilo de rua (ou streetwear).

Ombreiras - Almofadinhas trilaterais que, para dar a aparência de ombros largos, são costuradas à parte interna dos ombros de vestidos, paletós, blusas e casacos. São utilizadas desde a década de 30. Porém na década de 70 retornaram fugazmente e foram usadas também no ínício dos anos 80.

Oxford - Originariamente, meia bota usada na Inglaterra durante o século XVUU. No século XX, o oxford já se transformara num sapato de amarrar masculino, feminino ou infantil.

Oz - Onça Abreviação de onça. Quanto mais alto o número de onças, mais pesado o tecido é. O denim pode variar de 4,5 a 15 oz.
Overdyeing Processo de sobretingimento. Vale tanto para o fio como para a peça pronta.

Panamá - sarja brilhante e leve de algodão usada em ternos, calças e camisaria. Também é um tipo de chapéu fabricado no Equador.

Pantalona - calça que tem corte reto, as pernas tem a mesma largura em toda a extensão.

Pareô- saia feita em trespasse frontal com fechamento em nó e amarração na cintura. Um traje típico da Polinésia.

Parka - agasalho com capuz semelhante ao anorak, em geral mais comprido e de corte mais solto.

Patchwork - aplicação ornamental de tecidos, com inspiração nas colchas de retalhos em que se colocam pequenos pedaços de diversos tamanhos, cores, padrões e formas.

Perfecto - jaqueta de couro tradicional, com comprimento na cintura e fechamento por zíper frontal sutilmente atravessado, que através de James Dean simbolizou a rebeldia e a contestação. Hoje virou peça básica.

Personal Stylist - consultor visual para pessoas que não querem perder tempo e não sabem se vestir. Pessoas públicas, como músicos, políticos e ate mesmo profissionais liberais têm um personal stylist para ajudar no estilo pessoal, nas compras das roupas ou no que vestir em determinadas ocasiões.

Pèlerine - do francês “romeira viajante”. Capa longa com capuz, geralmente em lã, usada como abrigo na Idade Média pelos peregrinos. Voltou a moda em meados do século 19 como uma capa elegante e feminina e, mais tarde, pelas mãos de estilistas arrojados. A pelerine pode ter, no lugar de mangas, aberturas.

Pied-de-poule - do francês, pé-de-galinha. Padronagens originalmente usadas em tecido de lã, com formas geométricas bem miúdas – as mais graúdas são chamadas pied-de-coque (pé-de-galo).

Poá - do francês “pois”, bolinha. É o detalhe de pontos ou bolinhas de diferentes tamanhos sobre um tecido liso.

Punk - estilo que surgiu em Londres entre adolescentes, desempregados e estudantes. Os cabelos são coloridos e a pele branca e os olhos contornados de preto. A roupa punk visava atrair a atenção e assustar.

Psicodélico - roupas de padrões irregulares e cores brilhantes, geralmente feitas em tecidos luminosos, muito populares na década de 60.

Príncipe de Gales - lançado como moda por Eduardo VII, quando Príncipe de Gales, no Reino Unido – xadrez ou trama obtidos pelo cruzamento de riscas finas de tons uniformes sobre um fundo mais claro. Muito usado nos paletós e blazeres de lã.

Plissado - Tecido com pregas permanentes.

Patch - Remendo ou retalho – pedaço de tecido costurado a outros para formar um bloco, uma peça também conhecida como “piece”.

Palatina - Pedaço de tecido, geralmente renda ou cambraia, enrolado em volta do pescoço como um pequeno xale, cujas pontas ficam dependuradas. Foi um acessório elegante para o dia e para a noite durante o século XIX.

Peg-top - Termo britânico que designa saias, ou calças, cortadas para serem largas nos quadris e estreitas em direção aos tornozelos, inspiradas na forma de um prendedor de roupa. As saias foram muito usadas na década de 20 e depois retomadas nos anos 60 e começo dos 70, como roupa de noite. As calças foram moda masculina durante maior parte do século XIX, tendo sido adotadas pelas mulheres na década de 70.Há várias pregas de ajuste na cintura, o que acentua o contraste entre os quadris largos e a boca estreita.

Plush - Tecido de algodão com um pêlo semelhante ao do veludo. No século XIX, foi muito popular para fazer vestidos.

Pochette - Palavra francesa que designa uma bolsa usada desde 1880, desenvolvida a partir de um bolso. É um pedaço retangular de tecido ou couro preso a uma corrente ou cordão, que ao se fechar forma um franzido. Atualmente, as pochettes possuem fechos ou zíperes.

Pulôver - Modelo de malha tricotada sem abotoamento, de mangas longas, com comprimento até a cintura ou até os quadris, usado na virada do século para a prática de atividades esportivas. Entrou na moda na década de 20, em pontos lisos ou trabalhados, tendo diversos decotes e sendo adornado com materias contrastantes, geralmente pele.

Pronta-entrega - Estratégia de vendas que fez a fama de Copacabana e da Rua João Cachéiro (em São Paulo) nos anos 70. Consiste em fabricar toda a produção prevista para uma estação esperar que os lojistas venham se abastecer. Há alguns riscos, como o da coleção não agradar, ou alguma crise econômica provocar retração por parte dos lojistas _ eles ficam com medo de vender pouco, e não terem como pagar as faturas.
Pele Entrou na moda no século XIX, atingindo o máximo da popularidade nas décadas de 1890 e no início da de 1900. A foca foi o primeira pele popular, usada para capinhas e paletós justos e,, mais tarde, para casacos. Ao longo dos anos, muitas outras peles vêm sendo usadas, dependendo da disponibilidade e das tendências da moda, em casacos, paletós, chapéus, regalos, estolas e para adornar vestidos e roupas de noite. Os movimentos em defesa dos animais surgidos no final do século XX fizeram cair a popularidade das peles, principalmente na Europa.

Pence - Prega pontiaguda feita no avesso de uma peça de roupa para amoldá-la às linhas do corpo.

Pied-de-coq - Tecido xadrez retangular, com os quadrados interrompidos. Desde o final do século XIX, é muito usado em peças externas, paletós, saias e calças.
Plissê acrodeão Pregueado fino, estreito e regular criado mediante pences costuradas ou prensadas no tedido de vestidos e saias, geralmente a partir do cós e em direção à bainha. No final do século XIX, era parte integrante de muitos estilos e tornou-se particularmente popular nas décadas de 20 e 50.

Plissê soleil - Pregas finas que se irradiam de um ponto central no cós de uma saia ou vestido.

Poncho - No Chile, os índios araucanos usavam a palavra poncho para designar um pano de lã. Daí nasceu o poncho, um pedaço quadrado ou retângular de tecido de lã, semelhante a um cobertor, com uma abertura no centro da cabeça. É usado reta ou diagonalmente. Costuma ser tecido em padrões e desenhos coloridos. Tornou-se popular nos EUA no final da década de 40 e logo depois a voga espalhou-se para a Europa. A moda étnica do final dos anos 60 reviveu a voga dos ponchos.

Prega - embutida Prega curta e invertida que se insere no meio da parte traseira ou lateral de uma saia, próximo à bainha, a fim de proporcionar maior mobilidade. Também é conhecida por prega fêmea.

Prega-faca - Pregas estreitas que são passadas a ferro para formar vincos bem marcados numa saia ou num vestido. Muito popular no final do século XIX e no século XX, em particular na década de 20 à de 50.

Prega macho - Prega formada por duas dobraduras viradas para dentro e voltadas uma para a outra.

Prêt-a-porter - Expressão francesa para Ready-to-wear, criada no início dos anos 50. Indica roupa comprada pronta.

Quimono - traje japonês de mangas amplas, com uma faixa larga presa ao redor da cintura.

Quiton - traje usado por ambos os sexos na Grécia Antiga. Era um retângulo de lã preso nos ombros.

Quilt - É um alinhavo (pesponto), feito com um ponto pequeno à mão ou à máquina para prender o patchwork, o recheio (manta acrílica ou feltro ou flanela, etc.) e o forro, para que a peça fique leve, volumosa, acolchoada. No Brasil, é também conhecida como matelassê.

Regalo - agasalho para as mãos em forma cilíndrica, feito em pele, lã, tafetá ou pluma.

Renar - do francês “raposa”. A mesma denominação para sua pele no vestuário.
Rimless óculos sem aros.

Rococó - termo usado para definir o estilo elaborado, frágil e ornamental da arte e da arquitetura.

Raglã - manga que se estende da gola ao punho. É presa pela diagonal, sem corte no ombro, inspirada na manga do casaco do inglês Lord Raglan.

Retrô - expressão usada para definir roupas e tendências de outras épocas que voltam a moda.

Robe - peça de uso caseiro, como o chambre.

Renda - As primeiras rendas surgiram no século XV, provenientes da Itália e depressa ganham crescente importância em toda a Europa Ocidental. Formaram-se centros especializados em rendas, que em parte ainda hoje existem. A França é o país de renda tecida. Rendas de bordados são provenientes principalmente da Suíça e da Áustria (Vorarlberg). Antes da II Guerra Mundial surgiram na Alemanha as famosas rendas por corrosão. Antigamente as rendas eram produzidas com moroso trabalho manual e por isso eram somente acessíveis à abastada nobreza. Hoje a renda é produzida em máquinas, o que a torna mais acessível.

Renda de galão - È uma renda estreita, produzida em tear ou malharia, cujas bordas formam arcos de ambos os lados. Pode ser ou não elástica.
Renda de tear Renda fabricada no tear, consistindo num sistema de teia e trama. O desenho resulta pelo entrançamento das linhas, portanto não se vêem malhas. Pode ser ou não elástica.

Renda Jacquardtronic - É dada mediante tecnologia moderna com controle eletrônico das máquinas, o aspecto de uma renda de tear. Pode ser ou não elástica.
Renda Raschel Produzida numa técnica especial. Tanto o desenho como o fundo de tule consistem em malhas. Quanto mais fios, mais expressiva é a renda. Pode ser ou não elástica.

Renda Textronic - É uma renda Jacquardtronic mais sofisticada. Processo de fabricação da renda numa tecnologia mais moderna. Padronagem em relevo com efeitos de bordado. Pode ser ou não elástica.

Renda Volant - É uma renda estreita, produzida em tear ou malharia, tendo apenas uma das bordas em forma de arcos, enquanto o lado contrário tem uma borda reta. Pode ser elástica ou não.

Redingote - Palavra que vem do inglês rinding coat, ou casaco de montaria. Usado pelos homens do século XVIII, o redingote de meados do século XIX era um vestido de mangas compridas e gola generosa. No final do século, evoluiu para uma peça de passeio feita em alfaiataria, cortada em linha princesa, com uma gola xale e uma saia evasê; esta era usada aberta, para revelar o vestido de baixo.

Revers - É a lapela larga num paletó ou casaco.

Riscado - Tecido pesado e sarjado, com listras de fio tinto. É utilizado para forrar colchões. Desde a segunda metade do século XX foi empregado no vestuário.

Roupão - Casaco largo, de mangas compridas, feito de tecidos luxuosos e usado dentro de casa. Geralmente, é abotoado ou fechado com zíper até a gola alta. Foi muito popular entre 1930 e o final da década de 60.

Shell - blusa larga, meio evasê, no melhor estilo anos 60. Com ou sem mangas. Se for bem curta será chamada de top-shell.

Saint-tropez - praia francesa muito badalada nos anos 60 graças aos freqüentadores de vanguarda. O nome foi atribuído às calças e saias de cintura baixa, que deixam o umbigo de fora e permanecem atuais.

Salopete - jardineira. Assim era chamado o macacão usado para trabalhos que sujavam a roupa.

Shantung - vem do nome da província chinesa Shandoug, onde se tecia a mão um tipo de seda entremeada de pequenos caroços. Hoje é um tecido feito geralmente em seda e algodão ou raiom, mais pesado e apropriado para roupas de festa.

Smallsize - modelagem pequena, apertada, uma camisa assim é grudada ao corpo.
Sixties anos 60.

Spadrille - sapato com solado em corda e base em lona.

Sportswear - estilo de roupas usado para a prática de esportes, hoje incorporado à moda urbana.

Stretch - designação de todos os tecidos elásticos.

Swatshirt - é a forma ou o termo atual no que se refere aos suéteres e aos pulls.
Salto Agulha salto alto e fino que surgiu na Itália na década de 50.

Sarongue - pedaço de tecido que é enrolado ao corpo e amarrado na cintura ou sobre o peito.

Seamless - peça sem costura.

Smoking - paletó formal, de noite, em tecido preto ou azul-escuro.

Spencer - moda lançada pelo inglês Lord Spencer no século passado. É um paletó curto, acima da cintura, usado por homens e mulheres.

Suéter - camisa de lã tricotada, com mangas, que chega à cintura ou mais abaixo.

Seda - Fibras provenientes do casulo do bicho da seda.

Soutien Balconnet - Soutien muito decotado (meia taça), bojos almofadados ou não. Ideal para usar com vestuário exterior muito decotado.

Soutien Bandeau - Soutien ou top de decote reto, sem alças ou com alças removíveis. Ideal para usar por baixo de vestidos ou shirts sem alças.

Soutien com arcos - Este tipo de modelagem é específico para unir e realçar os seios. Os arcos possibilitam um ajuste perfeito na circunferência dos seios dando uma forma bonita.

Soutien Esportivo - A prática de esportes os seios estão sujeitos a grandes esforços. Como os seios não são apoiados por músculos, ao praticar esportes, recomenda-se o uso de um soutien esportivo. Um soutien esportivo tem corte funcional, os seios são envoltos com segurança para que não saltem. As alças não devem limitar os movimentos e também não devem deslocar-se.

Soutien push-up - Modelagem push-up são soutiens com arco e bojos estruturados com enchimento em espumas ou bojos pré-moldados com a função específica de aproximar e aumentar os seios, realçando-os.

SAC - Iniciais que significam Serviço de Atendimento ao Consumidor, uma das melhores formas de se comunicar com as empresas. Bom para saber o endereço mais próximo da roupa ou acessório que nos interessam.

Sal-e-pimenta - Tipo de tecido, normalmente usado na moda masculina, uma trama preto e branca, que lembra sal e pimenta do reino.

Safári - Jaqueta feita de tecido pesado à prova de água, que possuía bolsos chapados grandes, abas abotoadas e cinto. No final do século XIX, era combinada com calças curtas. No século XX, o modelo foi usado como roupa de verão, com saia, calças curtas ou compridas.

Saharienne - Jaqueta baseada em um modelo masculino de camisa solta, tradicionalmente usada em safáris na África. Feita de veludo cotelê, algodão pesado ou linho, em geral com acabamento em camurça e impermeabilização. Acinturada, tem comprimento acima dos quadris. Sofreu uma remodelagem pelas mãos de Yves Saint-Laurent para sua coleção primavera/verão de 1069.

Saia bailarina - Saia rodada que vai até pouco acima dos tornozelos. Foi muito popular na década de 50.

Saia balonê - Lançada depois da Segunda Guerra Mundial, com o nome de saia balão, era uma saia ampla, franzida na cintura e costurada de forma a se curvar em direção aos joelhos, onde era presa por uma tira circular na bainnha. Nos anos 80, uma criação semelhante foi popularizada por Christian Lacroix. É uma saia curta e ampla, com um repuxado na parte de trás que acentua o efeito abaulado.

Saia-Calça - Originariamente calça de operários franceses, é bem ampla e com aparência de saia. No século XIX, era usada para ciclismo. Na década de 30, era bem rodada, tornando menos óbvio a divisão. Desde aquela época, é muito popular para ocasiões informais, tanto no verão quanto no inverno. O comprimento variava. Nos anos 60 e 70, versões de saias-calças que iam até o meio da canela, chamadas bombachas, estiveram na moda.

Saia entravada - O tecido era cortado e drapejado para estreitar-se muito entre os joelhos e os tornozelos. Na parte estreit, costumava ser circundada por uma tira que descia dos joelhos. A saia permitia quese dessem apenas passos curtíssimos e foi denunciada pelo papa, satirizada por cartunistas e transformada em temas de acirrado debate público.

Saia pião - Saia cortada de modo a ser bem cheia nos quadris e estreita nos tornozelos. Foi muito usada nos anos 20. No final da década de 60 e no início da seguinte, relançaram-na para a noite.

Saia reta - Saia cortada em linha reta, dos quadrís à barra. É muito usada desde a década de 40, quando as metragens de tecido econômicas estavam em vigor.

Saída de praia - Paletó curto que ia até os quadris e era confeccionado com tecido felpudo. Tornou-se popular como traje de praia na década de 50.

Salto cubano - Os gaúchos usavam Botas com saltos curtos, retos e bem grossos, que apoiavam seus pés no estribo. O salto, conhecido como “salto cubano”, tornou-se popular em botas e sapatos masculinos nas décadas de 50 e 60. Nos anos 70, houve a voga de mulheres usarem botas de salto cubano ou com as calças enfiadas dentro do cano, ou com saias de brim compridas e rodadas.

Salto Luís XV - Surgiu no reinado do soberano francês XIV, quando o termo ( em inglês, louis heel) descrevia o método de confeccionar numa só peço a sola e o salto. Na segunda metade do século XIX, a expressão referia-se a um salto grosso, em geral coberto, que se afinava no meio antes de alargar-se novamente. Foi usado pela primeira vez no reinado de Luís XV (1715-74).

Sandália - A forma mais primitiva de calçado, originariamente feitas de couro. Na era moderna, entraram na moda, pela primeira vez, na década de 20, quando se aceitou que a mulher mostrasse mais os pés. Mas foi só depois da Segunda Guerra Mundial que a exposição do peito do pé, dos dedos e dos calcanhares, foi totalmente aceita.

Sapatilha - Sapatos leves, baixos e simples, originariamente usados por criados no século XVIII. No final do século XIX, sapatilhas de verniz tornaram-se calçado adequado para homens frquëntarem bailes à noite. No século XX, as mulheres adotaram sapatilhas feitas de plástico ou couro para o dia, para a noite e para o lazer.

Sári - Corte de tecido de seda ou algodão, com um metro de largura e cinco a sete metros de comprimento, em cores vibrantes, que cosntitui a principal roupa externa das mulheres indianas. O sári é enrolado no corpo e usado sobre uma blusa curta e uma anágua, na qual é preso e dobrado, na altura da cintura, para formar uma saia. A extremidade que sobra fica drapejada sobre o ombro.

Shorts - Calças curtas, a princípio um traje masculino, usado pelas mulhers desde os anos 20, em vários comprimentos. Eram associados a trajes esportivos e informais até o final da década de 70, quando os estilistas mostraram conjuntos de shorts e casaquinhos elegantes. Mas continuaram sendo uma peça de roupa informal.

Sutiã - O sutiã data do início da década de 1900. Um modelo feito de dois lenços, com fita estreita, foi patenteado nos EUA em 1914 por Mary Phelps Jacob. Até meados da década de 20, os sutiãs não possuíam barbatanas e destinavam-se a achatar o busto e empurrá-lo para baixo. Foram amplamente adotados nos anos 20, quando a moda ditava vestidos para casa e, mais tarde, vestidos de coquetel que costumavam ser feitos de tecidos reveladores, semitransparentes. Por volta de 1925, os sutiãs possuíam alças ajustáveis na frente e uma divisão entre os seios, na parte frontal em banda. No final da década de 20, a Kestos Company of America fabricou um sutiã feito de dois pedaços triangulares de tecido, presos a um elástico que passava sobre os ombros, cruzava nas costas e era abotoado na frente, sob uma par de “taças” com pence. No final da década de 20 e durante a de 30, fabricantes de espartilhos começaram a produzir sutiãs com barbatanas e com diferentes tamanhos de taça. Surgiu um sutiã com barbatanas e sem alças no final da década de 30.
Na década de 60 assistimos a maior versatilidade de desenhos e a maior liberação de conforto para mulheres, com a introdução de tecidos contendo LYCRA. Desde 70, a modelagem de fibras termoplásticas em altas temperaturas produz sutiãs inteiriços, sem costuras. Em 1964, uma companhia canadense, posteriormente comprada pela Sara Lee Intimates, criou o wonderbra, sutiã com enchimento e armações na parte inferior das taças, com a finalidade de erguer os seios e dar-lhes uma aparência mais opulenta.

Sapato - aberto Sapato que deixa o calcanhar à mostra, apoiado por uma tira. Lançado nos anos 20, entra na moda em algum momento em todas as décadas.

Sapato sem bico - Modelo de sapato com corte na frente, para deixar expostos os dedos. O sapato sem bico é muito usado desde seu lançamento, na década de 30.

Sapato tango - Sapato que alcançou popularidade por volta de 1910, como resultado da coqueluche do tango. Costumava ser feito de cetim branco, com fitas nos tornozelos, tendo um pequeno salto curvo.

Sarja - Tecido trançado de lados uniformes, de fio penteado, originariamente feito de seda e/ou lã, cujo nome veio de uma palavra italiana para seda, serica. No século XIX, a sarja era utilizada para confeccionar fardas militares e, mais para o final do século, era feita em vários pesos, para vestidos, roupas de banho e roupas externas. No século XX, a sarja é geralmente produzida com misturas de lã, algodão e fibras sintéticas. Em geral é usada para confeccionar ternos.

Strass - Adorno para trajes, acessórios e tecidos que consiste em pedras brilhantes parecidas com diamantes.l Desde o século XX, o strass vem sendo muito usado em roupas para a noite.

Saia de lenços - Bainha de saia ou de vestido em ziguezague formada por pontas em V semelhantes a uma das pontas de um lenço. Foi um modelo periodicamente popular durante o século XX, sobretudo no final da década de 60 e início da de 70.

Saia godê - Cortada de um ou dois pedaços de tecido, a saia godê era a predileta da década de 50, quando costumava ser usada com camadas de anáguas. É muito associada à época do rock’n'roll.

Saco - Forma solta de vestido que afinava até abaixo dos joelhos, lançada por Balenciaga nos anos 50, mas divulgada por Dior. Embora o vestido fosse folgado, era necessário um corte cuidadoso para obter a linha correta. O saco criou enorme controvérsia na década de 50.

Sacque - Casaco curto, largo e sem mangas que, no início do século XIX, era usado, com anágua ou combinação.

Saia franzida - Saia rodada com leve franzido no cós, de maneira a criar pregas suaves. Originariamente parte do traje camponês, acredita-se que ela tenha surgido no Tirol, na Áustria. Esse estilo é popular desde a década de 40.
Sapato anabela Sapato com sola em formato de cunha. Desde seu lançamento, na década de 30, esse calçado varia em altura e estilo.

Sapato baixo - Lançado no final da década de 50 e início da de 60, possuía um recorte no lugar do salto e a sola prolongada. Também conhecido como sapato raso.
Sapato bicolor Geralmente preto e brando, ou marrom e branco, de início foi usado com trajes informais. Foi muito usado nas décadas de 20 e 30, voltando à moda nos anos 60.

Sapato boneca - Sapato com pulseira abotoada no tornozelo, sem salto ou com salto baixo, foi originariamente criado para crianças. Durante a década de 20, o modelo foi muito usado pelas mulheres.

Sapato de barco - Desenvolvido no início do século XX, tem sola de borracha antiderrapante para evitar deslizamentos no convés do barco. Originariamente era feito de couro marrom, logo substituído por lona. Variações do modelo foram, mais tarde, usadas como traje informal.

Suspensório - Criado para segurar calções masculinos no século XVIII, o suspensório era inicialmente feito de ciordão ou tiras de tapeçaria. No final do século XIX, lona, algodão, borracha e veludo eram usados na confecção de suspensórios. Por volta de 1900 transformou-se em duas tiras unidas nas costas e presas às calças por botões e, mais tarde, por clipes de metal. No século XX, é geralmente feito de elástico. As mulheres apropriaram-se do suspensório nas décadas de 60 e 70, como parte da tendência unissex.

Sobrecasaca - A sobrecasaca do século XIX foi adaptada de um capote militar e transformou-se em roupa masculina formal. Aparecia em várias formas, mas basicamente era um casaco que tinha mangas compridas, chegava aos joelhos, era bipartido atrás e contava com gola, lapela larga, abotoamento e fenda nas costas. No século XIX, por períodos curtos, foi inteiriço. com sua modelagem básica, foi o ponto de partida para muitos modelos de casacões femininos no século XX.

Sportwear - Termo americano que designa roupas para o dia, peças avulsas e peças para atividade de prática esportiva.

Tailleur - costume. Conjunto de saia e casaco consagrado por Chanel, que simplificou o corte e adotou como roupa para diferentes ocasiões.

Tartan - tecidos escocês de lã com motivo xadrez, usado nas tradicionais saias Kilt.

Terno - traje masculino composto de paletó, calça e colete.

Trenchcoat - agasalho impermeável que virou uma capa clássica no mais puro estilo do ator Humphfrey Bogart.

Top - palavra de origem inglesa eleita para definir a parte superior da roupa. Podem ser camisas, blusas e peças menores.

T-shirt - em inglês, “camiseta”.

Tweed - tecido de lã desenvolvido na Escócia. A lã é cortada com efeito multicolor.

Twinset - peças geminadas. Conjunto de cardigã e suéter.

Training - trajes de duas peças usado por atletas, conhecido como abrigo.

Trapézio - lançado por Yves Saint-Laurent em 1958, o trapézio é um vestido em forma de tenda ampla e rodada que chega aos joelhos.

Túnica - vestido-blusa que pode ser usado com ou sem cinto.

Tactel - Uma fibra fina da Invista em 100% poliamida, que se destaca por ser especialmente agradável à pele. Permite a respiração da pele e absorve a transpiração.

Tanga - Calcinha de corte reduzido, com laterais muito estreitas em tecidos ou tiras elásticas.

Tule - Material fino e aberto com estrutura que se assemelha a casulos de abelha.

Toile de Jouy (diga “tuale dê juí”)- estampa comum em decoração, com paisagens campestres em tecidos de tramas rústicas. Em geral, em azul sobre cru. Equivalente aos motivos da porcelana Companhia das Índias.

Tie-dye - Método de tingimento pelo qual pequenos segmentos de tecido são amarrados com linha, evitando que a cor passe a essas partes e formando, assim, um padrão irregular. Camisetas e camisas informais tie-dey estiveram em voga na década de 60.

Tomara-que-caia - Top curto, sem mangas e com cavas grandes. Feito de crochê ou lã, em cores ou padrões bem vivos. Foi muito usado nas décadas de 60 e 70 para ocasiões informais.

Turbante - Lenço comprido e fino de linho, algodão ou seda enrolado em volta da cabeça. É comumente usado por homens muçulmanos e sirques. Nas últimas décadas, o turbante esteve por pouco tempo em moda, para o dia e para a noite, principalmente nos anos 30, 60 e 80.

Underwear - roupas de baixo.

Unissex - Roupas criadas para ambos os sexos, em moda nas décadas de 60 e 70. Peças unissex incluíam calças, jaquetas, coletes e camisas. O look unissex surgiu quando os homens começaram a usar estampas florais e as mulheres adotaram peças masculinas. Outrora criticado, o conceito incorporou-se aos costumes contemporâneos.

Velvet - veludo.

Vichy - famoso balneário da França que emprestou o nome ao xadrez dos biquínis.
Viscose fibra artificial, derivada da celulose, usada em combinação com o algodão.
Vison pele de animal do mesmo nome que possui pêlo curto, espesso, brilhante e durável. É uma das peles mais caras do mundo.

Vestido campestre - No final da década de 1880 era um vestido de mangas compridas, de morim ou xadrez vichi com um babadinho na barra, lembrando os modelos simples usados pelas mulheres pioneiras da América do Norte. Na década de 70 Ralph Lauren lançou seu “estilo campestre”, que apresentava anáguas brancas com babados usadas sob saias de brim e blusas de algodão adornadas com bordado inglês.

Vestido de baile - Tradicionalmente, um vestido de saia rodada que chega pelo menos até o tornozelo e é feito de tecido luxuoso, com adornos delicados e exóticos. A maioria das versões é cortada com decotes que deixam nus os ombros. Desde meados do século XIX, a forma do vestido de baile mudou pouco. Embora tecidos sintéticos sejam às vezes usados, as fazendas mais comuns são cetim, seda, tafetá e veludo, com adornos de renda, pérolas, lantejoulas, bordados, franzidos e babados.

Vestido de coquetel - Os coquitéis, invenção dos americanos, tornaram-se populares na década de 20. O vestido de coquetel, também usado para um jantar, baniu para sempre o vestido de chá, ou vestido da tarde. Era curto (ia até os joelhos ou abaixo deles), geralmente confeccionados de lã, cetim, seda, veludo e outros tecidos luxuosos; podia ter bordados ou outros adornos e freqüentemente revelava os ombros e braços. Uma das formas desse vestido, baseado nas linhas simples da camisa íntima, tornou-se básico para ocasião; sua versão em preto ficou conhecida como pretinho, peça fundamental na maioria dos guarda-roupas femininos. Originalmente difundido nos anos 20 e 30 por Chanel o vestido de coquetel continuou popular.

Vestido lenço - Vestido-túnica composto de grandes pedaços quadrados de tecido com as pontas bem compridas, adornadas para combinar com o vestido principal. Na década de 1880, foi um modelo de curto sucesso.

Vestido-mantô - Inovação data da Primeira Guerra Mundial, é uma peça única, de mangas compridas, cortada de acordo com as linhas de um mantô, mas adornada como um vestido.

Vestido bolha - Em 1957, o estilista francês Pierre Cardin lançou vestidos e saias curtos que tinham forma de bolha, produzidos mediante corte enviesado entretelado.
Vestido recortado ou engana-mamãe Vestido com grandes círculos recortados nos lados e/ou no meio das costas e da frente. Foi lançado no início da década de 60.
Vestido-avental Forma de avental com um peitilho, frente-única e saia comprida amarrada atrás da cintura. Vestido sem mangas com amplo decote quadrado ou frente-única, usado no século XX sobre uma blusa.

Vestido tenda - Em 1951, Cristóbal Balenciaga lançou um casaco de lã que se abria a partir de uma gola baixa em formato de A. Conhecida como tenda, essa forma foi usada em vestidos e casacos. Era semelhante à Linha A, mas geralmente mais exagerada.

White Denim - jeans branco, sem tintura.

Wool - fibra animal feita de pêlo de carneiro, lã.

Workout - estilo de vestido americano com franzido na saia, corpo baixo, abotoamento frontal, comprido até o tornozelo, com estampado miúdo.

Xadrez - O tecido xadrez foi criado por proprietários de terras na Escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã, considerado inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Foi adaptado de tecidos locais, baseando-se em padrões e cores do tartã. Era também comum lançar o tecido xadrez como padrão comemorativo. Durante o século XX, o xadrez, foi a princípio, usado em ternos e casacos masculinos, ficando logo popular entre as mulheres em costumes, mantôs, vestidos, saias e, na década de 60, calças.

Xadrez Vichi - É um tecido de peso leve ou médio, a princípio feito de linho e depois de algodão. É confeccionado com fios tintos, em xadrezes de tamanhos diferentes. Foi popular em vestidos de verão durante o século XIX e entrou na moda em vestidos, blusas, saias e biquínis nas décadas de 40 e 50.

Zazou - versão feminina do terno zoot usado nos EUA nas décadas de 40 e 50. O tailleur zazou consistia num casaquinho e numa saia justa, usados com salto alto.
Zoot traje exagerado usado pelos americanos nas décadas de 40 e 50. Os ombros eram superexagerados.

FONTE E FOTOS REPRODUÇÃO INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário